Possíveis impactos do ensino com enfoque CTSA sobre as concepções de estudantes do Ensino Médio: análise das concepções prévias e posteriores visando a construção, aplicação e avaliação de uma sequência de ensino.
Ensino, Bebidas, CTSA
Este trabalho apresenta um levantamento das concepções prévias de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Pernambuco, realizado com a finalidade de elaborar uma sequência de ensino CTSA com a temática bebidas alcoólicas, que foi escolhida pelos próprios estudantes. As manifestações dos estudantes foram
analisadas de acordo com suas experiências envolvendo a temática, percepções sobre drogas, transformações químicas e aspectos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O instrumento foi aplicado em cinco turmas e obteve 145 respostas. A maioria dos estudantes apresentou contato precoce com as bebidas, no entanto parece conhecer pouco suas consequências positivas ou negativas ao organismo. Os educandos mobilizaram poucas ideias aceitáveis sobre as transformações químicas e aspecto ambiental do processo produtivo dessas bebidas. A sequência foi construída considerando os dados obtidos pelo instrumento e elementos organizacionais como a
uma temática socioambiental, situação problema, para a qual levantou-se os conceitos CTSA necessários à sua resolução, espinha de ideias CTSA e o esquema metodológico de Aikenhead para o ensino CTS. Após construída, a sequência de ensino (SE) foi submetida à avaliação por professores com formação em Ciências da Natureza para
possíveis ajustes antes da aplicação em sala de aula.