A BNCC e o Ensino de Química no Ensino Médio: Concepções, limites e
proposição de uma sequência didática baseada na metodologia dos centros de interesse.
BNCC; Ensino de Química; Competências; Avaliação formativa; Sequência didática; Centros de Interesse.
Esta dissertação analisa os impactos da implementação da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e da Lei n.o 13.415/2017 nas práticas de ensino e de avaliação
de competências de professores de Química da rede estadual de Alagoas, bem como
concebe e valida um produto educacional alinhado a essas diretrizes. Trata-se de um
estudo de caso qualitativo-aplicado que envolveu: (i) questionário misto on-line
aplicado a 50 docentes; (ii) análise de materiais didáticos oficiais; (iii) registros de
observação do pesquisador; e (iv) elaboração e validação, pelo processo de
Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR), de uma sequência didática (SD)
estruturada pela metodologia dos Centros de Interesse, cujo tema gerador é
“Tecnologias aplicadas no combate ao Aedes aegypti”. Os resultados revelam que,
embora 70 % dos professores declarem considerar as competências da BNCC no
planejamento, essa integração ocorre de forma fragmentada; a avaliação continua
majoritariamente baseada em provas tradicionais, sem articulação sistêmica com os
domínios conceitual, procedimental e atitudinal. Dificuldades estruturais (carga
horária reduzida, turmas numerosas) e carências formativas comprometem a
materialização da avaliação formativa por competências. A SD proposta foi
submetida à validação por sete pares docentes e um coordenador pedagógico,
obtendo elevado grau de concordância quanto à clareza dos objetivos, pertinência do
problema gerador e coerência metodológica; o principal ajuste indicado recaiu sobre
o tempo de aplicação (de 10 para 11 aulas). Conclui-se que a aproximação entre
prescrição curricular e prática docente exige formações continuadas focadas em
planejamento por competências e em instrumentos avaliativos formativos, como
rubricas. A SD validada desponta como alternativa pedagógica inovadora, passível
de ser replicada e adaptada a outros contextos escolares, reforçando o potencial da
metodologia dos Centros de Interesse para promover aprendizagens significativas no
Ensino Médio.