Impactos da Incorporação das Tecnologias Digitais no Ensino de Química.
Tecnologias Digitais, Ensino de Química, Sala de Aula
A sociedade atual encontra-se imersa em um processo de digitalização, fazendo-se necessário mudanças e discussões acerca da maneira de se ensinar. Assim, este trabalho, por meio de uma pesquisa de cunho misto, buscou mapear os artigos de revisões sistemáticas da literatura que abordem as tecnologias digitais no ensino de Química em sala de aula por meio de um estudo bibliométrico, para que se possa ter um levantamento dos impactos dessa abordagem nos conteúdos químicos. Foram considerado os artigos de revisão publicados nos últimos 10 anos (2014 a 2024), bem como considerou-se apenas os trabalhos que continham as palavras chaves em seu título, resumo ou no corpo trabalho. Também foi foi feito um estudo do Estado do conhecimento acerca das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) na linha de pesquisa 1, Novas Tecnologias e Comunicação. Com o intuito de analisar e discutir as principais considerações dos autores acerca da Incorporação das Tecnologias Digitais. Ao final das análises construi-se um material para professores de química da educação básica, com foco na incorporação das Tecnologias Digitais, como podcasts, ferramentas interativas e entre outras, para revisão de conteúdos. Com os resultados obtidos, constatou-se uma crescente no quantitativo de publicações e discussões acerca do uso das Tecnologias Digitais como ferramenta colaborativa para a promoção do ensino de química em sala de aula.