Banca de QUALIFICAÇÃO: DEYSIANE SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEYSIANE SANTOS DA SILVA
DATA : 28/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência via Google Meet
TÍTULO:

Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Química a partir de Narrativas Históricas no Ensino Médio


PALAVRAS-CHAVES:

Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Narrativas Históricas; Ensino Médio; Química; Radioatividade.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

O ensino de Química, geralmente, é estruturado por atividades centradas na memorização de conceitos e fórmulas abstratas e complexas, o que limita o processo de aprendizagem e contribui para a falta de motivação dos estudantes, dificultando o interesse em estudar e aprender Química. Nesse cenário, temas como a radioatividade, frequentemente tratados de maneira técnica e descontextualizada, tornam-se ainda mais
distantes da realidade dos estudantes. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar como o uso de narrativas
históricas podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem no ensino de Química, especialmente ao abordar conteúdos como a radioatividade de forma contextualizada. Para isso, destacaremos, por meio de narrativas históricas, as estratégias de estudos usadas por diversos cientistas que foram eficientes para o desenvolvimento da aprendizagem e sucesso acadêmico e profissional, como:
Marie Curie (1867-1934), Dorothy Hogkin (1910 – 1994), Albert Einsten (1879 – 1955) e Richard Feynman (1918 – 1988), relacionando suas contribuições com as formas como estudavam, podendo ser uma oportunidade para os estudantes  dos dias atuais perceberem a ciência como um empreendimento humano, dinâmico e contextualizado socialmente. Diante disso, esta pesquisa busca responder as seguintes perguntas: Quais as estratégias de estudos usadas por cientistas podem contribuir para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem na química? Como reproduzir essas estratégias com estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual localizada no município de Palmeira dos Índios – AL? No que tange a metogologia para esta pesquisa, elencamos a abordagem qualitativa e a tipologia da pesquisa-ação, com a aplicação de uma Sequência Didática (SD) e de questionários para os estudantes, sendo utilizada a técnica da Análise de Contéudo (Bardin, 2004) para a triangulação dos dados coletados no decorrer do estudo. Diante dos resultados observados, serão propostas novas formas de disseminação do conhecimento, centradas no processo de ensino e aprendizagem eficaz, materializando-se através de uma cartilha com a SD, incluindo os recortes das narrativas históricas e as estratégias de estudos, assim como também as abordagens no contexto da radioatividade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) ao Programa - 3145799 - IARA TERRA DE OLIVEIRA - nullInterno(a) - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
Presidente - 1626427 - RAFAEL SARAIVA NUNES
Notícia cadastrada em: 22/07/2025 18:31
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 18/09/2025 05:25