SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA COM CENAS DE FILMES, SIMULADORES E EXPERIÊNCIA PARA O ESTUDO DE RADIOATIVIDADE
Sequência didática, Interdisciplinaridade, Radioatividade, simulações e experimento.
O ensino de Química no Ensino Médio tem sido tradicional e descontextualizado, tornando os conteúdos abstratos e desinteressantes para os alunos. Essa abordagem dificulta a compreensão da aplicação prática dos conceitos e desmotiva os estudantes. Para superar esse desafio, o uso de recursos didáticos inovadores—como filmes, séries, simuladores e experimentos—pode tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. Essas ferramentas despertam a curiosidade, contextualizam o conteúdo no cotidiano e promovem maior engajamento. Experimentos incentivam a resolução de problemas e a colaboração, enquanto as simulações permitem explorar fenômenos complexos de forma prática e segura. Uma proposta para o ensino de radioatividade combina cenas de filmes e séries com experimentos e simulações, incentivando a investigação, o debate e a reflexão sobre seus impactos sociais. Essa abordagem busca não apenas facilitar a compreensão do tema, mas também desenvolver habilidades como pensamento crítico, colaboração e comunicação.