Banca de DEFESA: DIOGO RAMOS PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIOGO RAMOS PEREIRA
DATA : 31/10/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala De Reuniões do IQB
TÍTULO:

Incorporação das Tecnologias Digitais no Ensino de Química


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias Digitais; Ensino de Química; .Levantamento Bibliográfico; Estado do Conhecimento; Sequências Didáticas.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo analisar a produção científica relacionada ao uso de Tecnologias Digitais (TD) no ensino de Química, destacando suas aplicações, metodologias e impactos na aprendizagem dos alunos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de Revisões Sistemáticas da Literatura (RSL) e uma análise das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) publicadas entre 2019 e 2024. Foram identificadas 29 RSL em bases de dados como Google Acadêmico, Periódico CAPES e Biblioteca USP, com predominância de abordagens gerais sobre a aplicação das TD em sala de aula, evidenciando lacunas na investigação de conteúdos específicos da Química.A análise das dissertações do PROFQUI revelou 57 trabalhos, com maior concentração no ano de 2020, sendo as regiões Sudeste e Nordeste as mais produtivas. Destaca-se a UFRJ como a instituição com maior número de dissertações. Os estudos revisados apontam que recursos como simuladores, softwares educativos, ambientes virtuais, realidade aumentada e gamificação contribuem significativamente para a motivação, participação ativa e autonomia dos alunos, além de favorecerem a interação professor-aluno e o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e afetivas.Além disso, a pesquisa envolveu a elaboração de Sequências Didáticas (SD) para a revisão de conteúdos com a incorporação das TD, voltadas à 1ª série do Ensino Médio, contemplando conteúdos como evolução dos modelos atômicos, organização da tabela periódica e propriedades periódicas. As SD integraram TD, como podcasts e ferramentas educacionais, permitindo ao professor aplicar atividades de revisão e aprofundamento dos conteúdos, promovendo a aprendizagem ativa e significativa dos estudantes.Os resultados indicam que o uso das TD no ensino de Química não apenas potencializa a aprendizagem, como também demanda atualização constante dos currículos de licenciatura, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando a cultura digital e a formação crítica, significativa, reflexiva e ética dos estudantes. A capacitação docente emerge como fator central para a eficácia do uso das TD e das SD, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas inovadoras que promovam o protagonismo estudantil e a construção intencional do conhecimento.Dessa forma, esta pesquisa contribui para a compreensão do panorama atual do uso das TD e das Sequências Didáticas digitais no ensino de Química no Brasil, oferecendo subsídios para futuras investigações, desenvolvimento curricular e práticas pedagógicas que integrem tecnologias digitais de forma efetiva e significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) ao Programa - 1245833 - FABIANO PEREIRA DO AMARAL - nullExterno(a) ao Programa - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL - nullPresidente - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
Interno(a) - 2319362 - VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
Notícia cadastrada em: 28/10/2025 21:45
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