Ensino de Química Orgânica e Inclusão: proposição de materiais de apoio em situações de ensino que envolvem estudantes com deficiência intelectual.
Inclusão, Química Orgânica, Deficiência Intelectual.
Este estudo tem como objetivo compreender a repercussão do uso de materiais didáticos acessíveis e inclusivos na aprendizagem de conceitos da Química Orgânica. O campo de pesquisa será uma Escola Estadual, que fica localizada no Agreste Alagoano, na rede pública estadual e que possui Atendimento Educacional Especializado - AEE - e um quantitativo expressivo de estudantes com Deficiência Intelectual. O público-alvo será uma turma do 2º ano do Ensino Médio, sendo composta por um professor de química e trinta e oito alunos, sendo dois com Deficiência Intelectual. Para construção do corpus da pesquisa, será utilizada a entrevista semiestruturada, questionário misto e o uso de um gravador de áudio para registro das trocas discursivas em sala de aula. Para análise dos dados serão as discussões teóricas propostas por Lev Vygotsky (1984), assim como também a ferramenta sociocultural proposta por Mortimer e Scott (2002) para análise das interações discursivas em situação de ensino.
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