PROPOSTA METODOLÓGICA DE VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE CROMATOGRAFIA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cromatografia em camada delgada; materiais alternativos; sequência didática; processo EAR.
O trabalho de dissertação teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática sobre cromatografia para aprendizagem de procedimentos e conceitos químicos no Ensino Médio, com a utilização de materiais alternativos, acessíveis e de baixo custo. Nesse sentido, foi proposta a estruturação de uma sequência didática sobre cromatografia em camada delgada, com base em um instrumento de validação de sequências didáticas que leva em consideração a abordagem sociocultural e é estruturado através de análises sistematizadas e avaliações sucessivas de cada etapa. Os participantes da pesquisa foram o professor/pesquisador, 46 estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Arapiraca, localizada no estado de Alagoas. Também participaram 3 professores que atuam no Ensino Superior, especificamente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, 4 professores que atuam na Educação Básica, especificamente discentes do PROFQUI/UFAL e 2 professores coordenadores, um que atua na escola campo e um que atua na rede privada de ensino. Na metodologia, a pesquisa adotou os pressupostos da abordagem qualitativa guiando-se pelo método descritivo e interpretativo. Como aportes teórico-metodológicos para a estruturação e validação da sequência didática, recorreu-se aos pressupostos que dão suporte ao processo de validação EAR (Guimarães e Giordan, 2012), ao ciclo de vida profissional do professor pelas Concepções teóricas de Huberman (2000), e para a análise das interações discursivas que surgem no desenvolvimento da sequência didática em sala de aula, recorreu-se a ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2002). Os resultados apontaram que a elaboração e validação de sequências didáticas pelo processo EAR na estruturação de atividades experimentais investigativas de cromatografia, possibilitou ao professor/pesquisador a refletir sobre suas práticas docentes, além de obter evidências de que as atividades propostas favoreceram o engajamento e apropriação conceitual dos estudantes acerca do tema proposto. Dessa forma, a aprendizagem promovida pela aplicação da sequência didática promove a construção e significação dos conceitos cromatográficos propostos, aproximando os estudantes a articularem ideias do ponto de vista científico, além de trazer uma reflexão ao professor que favorece todo contexto do ensino-aprendizagem em Química.