Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária: perspectivas de trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde em Maceió/AL
Educação Permanente em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Formação em Saúde.
A pesquisa tem como objetivo compreender a perspectiva de profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Maceió sobre a Educação Permanente em Saúde (EPS), considerando suas experiências, práticas e percepções no cotidiano de trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório-participativo, fundamentado na abordagem da pesquisa participativa, justificado pela relevância da EPS como estratégia de transformação das práticas em saúde e pela necessidade de identificar fatores que favorecem ou dificultam sua implementação. A coleta das informações será realizada por meio de rodas de conversa com trabalhadores da UBS, conduzidas de forma colaborativa, e os dados produzidos serão analisados à luz da Análise Foucaultiana do Discurso, de modo a evidenciar os regimes de verdade e as relações de saber-poder que atravessam os discursos sobre a EPS. Como produto técnico-tecnológico (PTT), será desenvolvido um instrumento para qualificar os processos de educação permanente na unidade, construído a partir dos achados da pesquisa e articulado aos saberes e às demandas locais. Espera-se que os resultados contribuam para a valorização dos saberes dos trabalhadores, o fortalecimento do planejamento participativo e a qualificação das práticas de EPS no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Este projeto é fruto do Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).