PPF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA INSTITUTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Téléphone/Extension: 3214-1321-

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONHN LENO MARIANO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JONHN LENO MARIANO DE LIMA
DATA : 23/06/2025
HORA: 16:00
LOCAL: meet.google.com/sfh-uqht-uvw
TÍTULO:

FILOSOFIA PEDAGÓGICA DA LIBERTAÇÃO: POR UM ENSINO DE FILOSOFIA DECOLONIAL À LUZ DE FREIRE E DUSSEL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Filosofia. Paulo Freire. Enrique Dussel. Decolonialidade.
Filosofia Pedagógica da Libertação.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A Filosofia Pedagógica da Libertação (FPL) propõe e justifica uma prática de ensino de filosofia voltada aos oprimidos, aos outros e outras, aos excluídos - ao sujeito negado em sua capacidade de transformar a realidade. Nesse sentido, esta pesquisa busca sugerir uma alternativa para o ensino de filosofia, que seja fundamentada no diálogo e na construção coletiva do conhecimento, levando em consideração a realidade concreta dos alunos, muitas vezes marcada pela exclusão. O problema central desta dissertação pode ser assim formulado: É possível desenvolver um modelo didático de ensino de filosofia, fundamentado na perspectiva decolonial, que funcione como prática de liberdade em uma realidade excludente? O objetivo geral é propor uma pedagogia filosófica decolonial para o ensino de filosofia, baseada nas contribuições de Paulo Freire e Enrique Dussel, com foco na prática emancipatória em sala de aula. A metodologia adotada é filosófica, com abordagem crítica, interdisciplinar e dialógica, integrando as obras de Freire e Dussel à luz do pensamento decolonial. O trabalho se divide em três momentos: (1) a filosofia da pedagogia do oprimido em Paulo Freire – análise da educação dialógica e da crítica à educação bancária; (2) a pedagógica latino-americana em Enrique Dussel – exploração da filosofia da libertação e sua aplicação na educação; e (3) a filosofia pedagógica da libertação – uma proposta decolonial para o ensino de filosofia, integrando os conceitos de Freire e Dussel para repensar o ensino
como prática emancipatória.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1822493 - CRISTINA AMARO VIANA
Presidente - 2996659 - JULIELE MARIA SIEVERS
Externo(a) à Instituição - Rodrigo Marcos de Jesus - UFMT
Notícia cadastrada em: 03/06/2025 18:12
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