SUBJETIVIDADE E CRÍTICA AO SUJEITO MODERNO DESDE UMA ALTERIDADE LATINO-AMERICANA NA FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO DO FILÓSOFO ENRIQUE DOMINGO DUSSEL
Sujeito moderno; Alteridade; América Latina; Filosofia da Libertação;
Enrique Dussel
Esta dissertação tem como título “Subjetividade e Crítica ao Sujeito Moderno desde uma Alteridade Latino-americana na Filosofia da Libertação do filósofo Enrique Domingo Dussel”, e por objetivo responder a seguinte questão: Qual a crítica realizada pelo filósofo, teólogo e historiador Enrique Domingo Dussel Ambrosini (1934-2023) na Filosofia da Libertação à subjetividade do sujeito moderno europeu, a partir do conceito de alteridade por ele elaborado? A hipótese, que guiará a pesquisa, é que a modernidade tem sido interpretada histórica e filosoficamente desde dois paradigmas: o primeiro, desde uma perspectiva eurocêntrica, como sendo um marco fundamental no percurso histórico da humanidade, sendo relacionado sempre com um projeto civilizacional de progresso, racionalidade e avanço tecnológico. Porém, e aqui encontramos o segundo paradigma, ela esconde uma face cruel, produzindo uma subjetividade (o sujeito moderno) que se fez a partir da invasão, conquista e colonização de outras subjetividades. Para esta pesquisa, a alteridade latino-americana. Será desde essa contradição, como dialética da colonização, que buscaremos identificar na Filosofia da Libertação de Enrique Dussel, a crítica por ele realizada à subjetividade do sujeito moderno europeu desde uma alteridade latino-americana.