A INCORPORAÇÃO DE LIVROS DIGITAIS PARA A ÁREA JURÍDICA: UM ESTUDO DE CASO NAS PLATAFORMAS BIBLIOTECA VIRTUAL DA PEARSON E NA MINHA BIBLIOTECA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU
Ciência da informação; Educação Superior; Plataformas digitais; Produção científica; Revolução digital; Tecnologia da informação.
Nos últimos anos, as plataformas digitais emergiram como uma das inovações mais significativas para a prestação de serviços na sociedade. Elas são caracterizadas pela intermediação de serviços por meio de tecnologias digitais, permitindo que empresas e indivíduos interajam de maneira mais eficiente e personalizada. O crescimento da economia digital tem remodelado não apenas as práticas comerciais, mas também as dinâmicas sociais, culturais e econômicas. A tecnologia da informação tem sido uma aliada essencial para os meios de comunicação, especialmente no campo do conhecimento, onde sua influência é palpável em praticamente todas as esferas. No entanto, essa revolução digital não vem sem desafios. A rapidez com que as informações são geradas e compartilhadas pode dificultar a curadoria e a veracidade dos conteúdos, nesse contexto, a produção científica no meio acadêmico emerge como um dos pilares fundamentais dos sistemas de ensino da educação superior em Alagoas. Nesse cenário se destaca a Ciência da Informação, área responsável por estudar a organização, o acesso, o uso e a gestão de informações em diferentes suportes e contextos. Sua contribuição ajuda na compreenção dos fluxos informacionais que atravessam essas plataformas digitais, bem como para garantir que o conteúdo disponibilizado atenda aos critérios de relevância, atualidade e confiabilidade, integrando conhecimentos técnicos, éticos e sociais, a Ciência da Informação oferece ferramentas para a curadoria de conteúdos digitais e para o desenvolvimento de práticas informacionais no ambiente acadêmico. O foco é compreender como essa tecnologia através das ferramentas e serviços ofertados dentro das plataformas contribuem para a democratização do acesso ao conhecimento, a personalização do aprendizado e a eficiência na gestão de recursos educacionais. Ela se caracteriza como uma pesquisa descritiva, ao tempo em que apresenta características qualitativas e quantitativas, pois ela se dedicará à análise e a compreensão do uso de livros digitais para acesso à informação na unidade educacional, com a aplicação de questionários aos discentes e docentes desse universo. As plataformas analisadas incluem a BV (Biblioteca Virtual da Pearson) e a MB (Minha Biblioteca), que oferecem uma vasta gama de títulos acadêmicos para a área jurídica, uma vez que esta área se encontra em constante atualização e nem sempre a compra com títulos físicos atende as demandas de informação em tempo hábil. Por fim, sugere que os resultados sejam utilizados para melhorar a percepção quanto ao uso de e-books nas universidades.