Desinformação acerca da violência doméstica e familiar contra a mulher: condições para uma política de infoeducação na Rede de Ensino do Município de Palmeira dos Índios, Alagoas
infoeducação; violência de gênero; desinformação; política de infoeducação.
No contexto da violência doméstica e familiar contra a mulher, a desinformação e o uso antiético da informação agravam a vulnerabilidade das vítimas, dificultando a eficácia das políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, mesmo diante dos esforços estatais. Nesse cenário, a presente pesquisa propõe analisar as possibilidades e condições escolares para implantar uma política infoeducacional na Rede de Ensino do Município de Palmeira dos Índios, Alagoas, acerca da violência doméstica e familiar contra a mulher, com o intuito de contribuir com a formação de discentes conscientes e críticos, capazes de reconhecer, refletir, prevenir e ajudar a combater esse crime, a partir da apropriação informacional e cultural da temática. Para tanto, objetiva, especificamente, mapear dispositivos necessários para a implantação de uma política infoeducacional acerca dos direitos das mulheres e dos mecanismos de proteção legal que existem para proteção contra a violência de gênero; caracterizar atores humanos e não humanos necessários para compor planejar e implementar estratégias de infoeducação que contribuam para a sensibilização e conscientização da comunidade escolar; definir ações pedagógicas interdisciplinares que promovam o diálogo entre saberes escolares, sociais e culturais, possibilitando o protagonismo discente no tocante ao enfrentamento a violência no âmbito doméstico e familiar, viabilizando o combate a desinformação; averiguar as etapas do ensino em que podem ser implantados elementos orientados à infoeducação. Procedimentalmente, na pesquisa adotar-se-á uma metodologia de caráter exploratório, natureza básica, com abordagem qualitativa e fundamenta-se em levantamento bibliográfico e análise documental. Os resultados esperados contemplam a identificação de entraves estruturais, permanência de padrões patriarcais e desafios institucionais na efetivação de políticas de proteção à mulher, evidenciando a necessidade de estratégias educativas intersetoriais e contextualizadas à realidade local. A partir disso, espera-se alcançar a compreensão das possibilidades e das condições gerais para o planejamento e a implementação de um conjunto de diretrizes infoeducacionais orientadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Considera-se, preliminarmente, que o ambiente escolar deve promover práticas reflexivas e dialógicas que estimulem a consciência crítica dos estudantes frente à violência de gênero, promovendo o engajamento ativo na construção de uma cultura de respeito, equidade e justiça social.