Banca de QUALIFICAÇÃO: DJALBA JOAQUIM DOS SANTOS

DISCENTE : DJALBA JOAQUIM DOS SANTOS
DATA : 29/05/2024
LOCAL: on line

ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE/LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (NAC/LAC-UFAL) PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS (PCDs).

Inclusão; acessibilidade; deficiência

Os Núcleos de Acessibilidade e de Inclusão surgiram com a finalidade de reorganizar, coordenar e executar ações que assegurem a inclusão de pessoas com deficiência à vida profissional e acadêmica. Partindo do princípio da igualdade social, esse projeto de qualificação tem como problemática a ser respondida a seguinte indagação: quais as ações de comunicação e informação desenvolvidas pelo Núcleo de Acessibilidade e o Laboratório de Acessibilidade da Universidade Federal de Alagoas (NAC/LAC/UFAL) para promover a inclusão de pessoas com deficiência no sistema pedagógico da UFAL? Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral, compreender as ações metodológicas de comunicação e informação quanto a inclusão de PcDs no projeto pedagógico da UFAL. Para tentarmos alcançar este objetivo faremos uso dos objetivos específicos: a) Identificar as ações adotadas pelo NAC para inclusão dos alunos nos âmbitos informacionais e de comunicação; b) Identificar as barreiras existentes de informação e comunicação para a humanização da inclusão; c) Analisar a presença e utilização das TICs no NAC/LAC. A pesquisa trata de uma abordagem qualitativa de natureza descritiva exploratória e serão utilizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelos setores, visitas de campo, pesquisas documentais concomitantemente a revisão bibliográfica com o objetivo de proporcionar a pesquisa a maior veracidade possível dos fatos e resultados a serem obtidos. Ressalta-se ainda que o projeto está tramitando no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Alagoas (CEP/UFAL)

Presidente - 1554182 - NELMA CAMELO DE ARAUJO
Interno(a) - 1466928 - FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA