Banca de DEFESA: IZADORA LOPES GARCIA NASCIMENTO

DISCENTE : IZADORA LOPES GARCIA NASCIMENTO
DATA : 19/06/2024
LOCAL: Videoconferência

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A COVID-19 NO INSTAGRAM: análise das ações presentes no perfil institucional da Universidade Federal de Alagoas a partir de uma perspectiva sociointeracionista

divulgação científica; informação em saúde; instituições de ensino superior; mídias sociais; desinformação; covid-19.

As instituições públicas de ensino superior assumiram um importante papel relacionado à divulgação científica durante a crise sanitária e infodêmica causada pela pandemia de Coronavirus Disease 2019. Nesse contexto, as mídias sociais se tornaram o principal canal de aproximação com o público não-especializado. O presente estudo tem como objetivo caracterizar a divulgação científica sobre a covid-19 no perfil institucional da Universidade Federal de Alagoas no Instagram entre 2020 e 2023. É uma pesquisa de natureza descritiva, na qual foram trabalhadas as publicações referentes à covid-19 realizadas no perfil institucional da Universidade Federal de Alagoas no Instagram. O estudo inclui, em suas análises, publicações de caráter informativo sobre a covid-19, feitas entre janeiro de 2020 e maio de 2023. Para o alcance das discussões, trabalha conceitos referentes a produção, comunicação e divulgação científica e o papel das Instituições de Ensino Superior nesse processo. Perspectivas de contribuição da linguística em relação à produção divulgação científica, materializada em gêneros diversos, também são apresentadas. Recorrendo a técnicas de análise linguística e de conteúdo, apoiadas em princípios linguísticos da sociointeração, seguem análises e sínteses referentes às publicações realizadas entre 2020 e 2023 que atendiam aos critérios de inclusão do estudo. Das 99 peças de divulgação científica analisadas, 78 apresentaram pelo menos um tipo de inadequação referente a estratégias de produção textual, o que significa que não há uma preocupação sistemática em adaptar os conteúdos às necessidades da audiência. Essas ocorrências podem estar relacionadas à dificuldade de compreensão do conteúdo e à incapacidade de recontextualizar as informações de forma adequada por parte do público não-especializado.

Presidente - 1130706 - ROBERIA DE LOURDES DE VASCONCELOS ANDRADE
Interno(a) - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno(a) - 1716190 - RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
Externo(a) à Instituição - LEILAH SANTIAGO BUFREM - UFPE