DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
divulgação científica; universidade pública federal; pesquisadores; docentes.
Expressivos são os avanços científicos e as contribuições decisivas de cada pesquisa, nas mais
diversas áreas de conhecimento, para a melhoria da vida em sociedade. No contexto
brasileiro, as universidades públicas federais se apresentam como expoentes na produção de
ciência. Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar
percepções dos docentes da Universidade Federal de Alagoas em relação à divulgação
científica, uma vez que esta se evidencia pelo potencial de dialogar com o público não
especializado a fim de demonstrar a função social estratégica dessas instituições na produção
de conhecimento. Caracteriza-se como estudo de natureza exploratória, com abordagens
qualitativa e quantitativa, valendo-se de pesquisa documental e coleta de dados por meio de
questionário on-line. A amostra se deu pelo critério de acessibilidade, sendo composta por 91
docentes. Os dados foram trabalhados por meio dos procedimentos de análise e interpretação
a partir do referencial teórico utilizado na dissertação, valendo-se de conceitos sobre
divulgação científica, ciência, crise/desconfiança da ciência e universidades públicas. Como
resultados, entre outras percepções apresentadas, os respondentes indicaram entendimento
acerca do que caracteriza a divulgação científica, bem como consideraram importante e
necessária sua realização pelo corpo docente da Universidade Federal de Alagoas. Os
participantes também indicaram que a atividade deveria ser institucionalizada ou ser realizada
por meio de uma política nacional, como uma forma de prestar contas para a sociedade, como
um meio de informação para esclarecer, comunicar-se com o público e combater a
desinformação científica, bem como estimaram que as universidades públicas deveriam
assumir o protagonismo na realização de divulgação científica. Concluiu-se que os dados
coletados permitiram a identificação de percepções que podem ser dimensionadas e avaliadas
tendo em vista formas de abordagem e de atuação acerca do tema no ambiente institucional,
diante do entendimento e da disponibilidade em relação à divulgação científica demonstrados
pelos participantes da pesquisa.