Banca de QUALIFICAÇÃO: SANIELLY IANAR ALVES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANIELLY IANAR ALVES DE LIMA
DATA : 05/08/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

PRÁTICAS DE INOVAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES: CENÁRIOS PROSPECTIVOS NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS DA REDE SESI SENAI DE ENSINO DO ESTADO DE ALAGOAS


PALAVRAS-CHAVES:

práticas de inovação; biblioteca escolar; cenários prospectivos. 


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A Ciência da Informação, por sua natureza pluridisciplinar, atua em um universo múltiplo de temáticas que podem estabelecer diálogos e interações. Os estudos sobre inovação são exemplos da relação dialógica entre as diferentes áreas do conhecimento. No que tange à Ciência da Informação, aliás, a inovação pode estar ligada às áreas tecnológica e social, fundamentando o seu aspecto plural. Ao se considerar que inovação pressupõe a inserção ou atualização de tecnologias, promovendo significativas mudanças, essa concepção pode ser vista no ambiente das bibliotecas, ainda que de diferentes tipologias, a inovação pode servir como ferramenta de transformação nos serviços oferecidos por estes espaços. Assim, esta pesquisa tem como objetivo identificar as práticas de inovação nas bibliotecas escolares da Rede Sesi Senai de ensino do estado de Alagoas. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa caracteriza-se como qualiquantitativa e exploratória e apresenta natureza bibliográfica e documental, baseando-se no Método de Cenários Prospectivos de Michel Godet e utilizando a partir do método as fases das análises Estrutural e Estratégica. A aplicação do Método de Cenários de Godet promoverá a criação de matrizes, as quais verificam a relação entre as variáveis-chave e suas relações de influência e dependência. Além disso, são identificadas as relações de força entre os participantes, observando-se as convergências e as divergências entre eles. A contribuição dessa pesquisa reside em compreender quais as perspectivas de cenários futuros para as bibliotecas escolares e o quão significativo elas são para o processo de ensino e aprendizagem. Contribui ainda por oferecer um estudo para a comunidade científica acerca dos cenários prospectivos de inovação e tecnologia em bibliotecas escolares, uma vez que se percebe a ausência de estudos na área sobre o assunto e, por refletir, sobretudo, acerca do futuro das bibliotecas escolares, trazendo à tona sua relevância não só para a comunidade escolar, mas para a sociedade como um todo.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1130706 - ROBERIA DE LOURDES DE VASCONCELOS ANDRADE
Interno(a) - 1466928 - FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
Externo(a) à Instituição - DALGIZA ANDRADE OLIVEIRA - UFMG
Externo(a) à Instituição - DANIELA FERNANDA ASSIS DE OLIVEIRA SPUDEIT - EDESC
Externo(a) à Instituição - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAÚJO - UFPB
Notícia cadastrada em: 15/07/2025 18:46
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 13/09/2025 01:46