Banca de DEFESA: IRIS GRASIELLE XAVIER DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRIS GRASIELLE XAVIER DOS SANTOS
DATA : 15/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Arapiraca
TÍTULO:

 

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DE ALAGOAS



PALAVRAS-CHAVES:

Formação Inicial. Educação Antirracista. Currículo. Pedagogia. Psicologia Histórico-Cultural.


PÁGINAS: 148
RESUMO:

 

Este trabalho parte da temática da educação antirracista e tem como problema de pesquisa a questão: como a educação antirracista está inserida nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia de Alagoas. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a inserção da Educação Antirracista nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia nas Instituições de Ensino Superior (IES) da Rede Pública do Estado de Alagoas. É um estudo qualitativo, fundamentado na Psicologia Histórico-cultural e delimitado na pesquisa documental por possibilitar a captura de elementos essenciais das IES, em especial, dos cursos de Pedagogia acerca da perspectiva de uma educação antirracista. Para tanto, foram analisados seis PPC de Pedagogia de IES públicas de Alagoas, dentre eles, quatro da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), um da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e um do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Como resultados,foi possível uma compreensão aprofundada dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia em Alagoas quanto à inserção da educação antirracista na formação inicial. No entanto, embora haja evidências de mediações nessa direção, esses esforços ainda são insuficientes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645274 - DANIELLE OLIVEIRA DA NOBREGA
Interno(a) - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Externo(a) à Instituição - ALINY DAYANY PEREIRA DE MEDEIROS PRANTO - UFRN
Notícia cadastrada em: 18/06/2024 14:58
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 03/11/2024 10:14