Uni, duni, tê: as práticas docentes para a formação dos sem terrinha em um assentamento do MST
Educação popular; educação do campo; horta escolar.
A educação defendida por Paulo Freire é uma pedagogia para todos, em que todos possam se emancipar, mediante a luta libertadora que só fará sentido se os oprimidos buscarem a reconstrução de sua humanidade e realizarem a grande tarefa humanística e histórica dos oprimidos – libertar-se a si mesmo e a seus opressores. Neste sentido, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, acreditando que a Educação é imprescindível na luta por uma transformação, desenvolveram sua própria proposta educacional, com base nos estudos de Paulo Freire, da Educação Popular e da Educação do Campo. A partir da compreensão sobre a importância do MST, o objetivo deste trabalho de pesquisa é analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma escola em um assentamento do MST em Alagoas a partir da perspectiva de educação emancipatória e dos princípios educacionais pedagógicos do MST. Para que este objetivo fosse alcançado buscamos: 1) Compreender os elementos estruturais da Educação do MST; 2) Analisar as práticas pedagógicas dos docentes da Escola de um assentamento do MST em Alagoas a partir do referencial da Educação Popular; 3) Investigar o desenvolvimento das práticas de ensino para a formação dos Sem Terrinha sobre a preparação para o trabalho no meio rural, o trabalho coletivo e a preservação ambiental durante a implementação da horta escolar; 4) Observar o desenvolvimento das aprendizagens das crianças através das atividades e ações de cuidado com a horta. Compreendendo que a educação popular se caracteriza como a forma de educar horizontal e dialógica que respeita os saberes dos educandos e tem como princípios a ética, a solidariedade e a transformação social, e que esta reforça a dimensão política da educação, buscamos responder a seguinte questão: As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Luciano Alves da Silva, visam promover uma educação emancipatória? Os professores são conhecedores dos princípios pedagógicos da educação do MST e os inserem em seu dia a dia? Como aporte teórico seguimos os estudos de Paulo Freire com base nos documentos do MST, sobretudo na proposta de educação popular. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante.