FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DE ALAGOAS: NEXOS E RELAÇÕES COM AS NECESSIDADES CONCRETAS DA ESCOLA ESTADUAL PROF. MARIA AVELINA DO CARMO
Formação de Professores; Educação Física; Escola; Projeto Político
Pedagógico; Pedagogia Histórico-Crítica.
O objeto desta dissertação é a formação de professores em Educação Física do Estado de
Alagoas, os nexos e relações com a escola. Está inserida no Programa de Pós-graduação
Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores da UFAL Arapiraca. A problemática diz
respeito à formação de professores de Educação Física, realidade, possibilidades e as
necessidades da escola da pública: considerando a realidade da Escola Estadual Professora
Maria Avelina do Carmo – EEPMAC, o Projeto Político Pedagógico – PPP, quais as
necessidades na formação de professores de Educação Física para o enfrentamento das
problemáticas concretas da escola? As questões de investigação são: (1) sobre formação de professores de educação física no estado de Alagoas; (2) sobre o PPP da Escola Avelina do Carmo; (3) sobre o PPC do curso de Licenciatura em Educação Física da UFAL Campus Arapiraca; (4) necessidades na formação frente à situação da escola pública. Objetivo geral: investigar a formação de professores em Educação Física, nexos e relações a partir do PPC do curso de Educação Física da UFAL Campus Arapiraca e o PPP da Escola Estadual ProfessoraMaria Avelina do Carmo, realidade, necessidades e possibilidades. Objetivos específicos: (1) identificar os cursos de formação de professores de educação física em Alagoas. (2) analisar a situação concreta da EEPMAC; (3) apresentar proposições para a formação considerando a realidade concreta da escola. O percurso teórico metodológico levará em consideração as contribuições da Pedagogia Histórico-crítica (Saviani, 2003, 2008, 2011). As fontes de dados foram: (1) E-mec; (2) A escola e seus documentos; (3) PPC do curso de licenciatura em Educação Física UFAL Arapiraca; (4) dados levantados, sistematizados e submetidos à crítica. Os instrumentos de pesquisas foram análise documental, de conteúdos, descrições densas e sistematizações em quadros, tabelas e gráficos. Os procedimentos de análise foram baseados na teoria do conhecimento materialista histórica e dialética que exige para além da aparência a consideração das determinações históricas. Concluímos que há prevalência do setor privado nas ofertas de cursos de Educação Física, atendendo desta forma os interesses da inciativa privada onde a educação é vista como mercadoria, seja na educação básica ou no ensino superior. Neste sentido, apresentar proposições para a ampliação da oferta da formação inicial em instituição pública no Estado de Alagoas é uma inciativa urgente a ser implementada. Assim, espera-se contribuir para barrar o avanço do capital sobre a formação de professores em Alagoas, pois, o avanço do capital só faz rebaixar a qualidade da formação, e consequentemente atinge a educação básica.