PAPÉIS QUE FALAM: diagnósticos e inclusão na educação de uma cidade ribeirinha
Formação docente, Educação inclusiva; Transtorno do Espectro Autista; Patologização da educação.
Esta pesquisa investigou como os diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) estavam relacionados aos processos de formação docente e patologização da educação na perspectiva da educação inclusiva brasileira partindo da compreensão de que a presença de estudantes com TEA no espaço educacional envolve não apenas aspectos relacionados às características atribuídas ao transtorno, mas também as condições institucionais, pedagógicas e formativas que constituem os processos de escolarização. Nesse sentido, buscamos compreender de que modo os diagnósticos de TEA se articulam às ações de formação docente e às práticas institucionais voltadas à inclusão escolar. Logo, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza documental e bibliográfica, desenvolvida a partir da análise de documentos institucionais, registros escolares, informações referentes ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), registros de estudantes com TEA e documentos relacionados às ações de formação docente, considerando duas escolas públicas selecionadas por sorteio. Os dados quantitativos presentes na pesquisa são utilizados como elementos complementares à análise qualitativa, não sendo interpretados como indicadores epidemiológicos do TEA. Para isso, consideramos documentos normativos e produções acadêmicas relacionadas à educação especial e inclusiva, à formação docente, à medicalização e à patologização da educação, tendo como referências a legislação educacional e os estudos que fundamentam a compreensão social da deficiência e dos processos de escolarização. Assim, os resultados indicam algumas fragilidades no acompanhamento pedagógico do AEE, especialmente quanto à ausência de registros sistemáticos de diário de atendimento e à utilização pouco frequente de fichas de acompanhamento, o que limita a definição de objetivos, estratégias, adaptações e articulação entre o AEE e a sala comum, bem como o acompanhamento dos avanços e reavaliação das ações pedagógicas. Observa-se também que o laudo médico aparece com frequência como elemento de identificação do estudante, enquanto as ações formativas especificamente relacionadas à educação inclusiva e ao TEA apresentam-se de maneira pontual no conjunto dos registros analisados. Os achados sugerem que a presença de estudantes com TEA não garante por si só a consolidação de práticas inclusivas, evidenciando a necessidade de fortalecer processos de formação continuada que possibilitem aos docentes compreender a inclusão para além do diagnóstico para que eles consigam elaborar seus planejamentos de modo a fortalecer práticas cada vez mais inclusivas. Portanto, a análise das relações entre diagnóstico, patologização e formação docente pode contribuir para problematizar os modos pelos quais as diferenças são compreendidas e respondidas no cotidiano escolar, deslocando o foco exclusivo do diagnóstico para as condições pedagógicas e institucionais necessárias à participação e à aprendizagem dos estudantes.