Intersetorialidade na saúde escolar: um estudo do processo de trabalho e execução do Programa Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola. Intersetorialidade. Educação em Saúde.
Ao longo do tempo, pode-se identificar algumas experiências, que viabilizaram em alterações
nos currículos escolares para a introdução de temas relacionados a saúde. Foi a partir de 2007
que as práticas de saúde escolar ganharam uma nova tônica quando começaram a ser realizadas
pelo Programa Saúde na Escola, criado em conjunto pelos Ministérios da Saúde e da Educação,
buscando contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública, por meio de ações
pactuadas previamente. Com a criação do SUS na década de 1990, muitas políticas públicas
foram elaboras e colocadas em prática. Apesar do modelo biomédico ainda está muito presente
nos dias atuais, as políticas, ações e serviços se baseiam principalmente nos princípios
doutrinários do SUS que são: universalidade, equidade e integralidade, o que remete a políticas
mais voltadas as necessidades dos indivíduos conforme a situação em que se encontram,
ampliando a compreensão sobre o processo saúde-doença. Objetivo geral: Analisar a
intersetorialidade das ações que compõe o Programa Saúde na Escola nos anos de 2021, 2022
e 2023 em Girau do Ponciano -AL. Método: Trata-se de uma pesquisa de Análise Documental por meio da Análise de Conteúdo, com abordagem qualitativa e de cunho exploratório-descritivo. A coleta dos dados aconteceu por meio de pesquisa realizada aos sites dos Ministérios da Saúde e da Educação e das instâncias governamentais locais, no qual buscou-se textos informativos e informações sobre o PSE, sendo catalogadas em dois blocos. O Bloco 1-, composto por documentos com textos informativos e posteriormente nas categorias: A) Documentos elaborados por entes federais; B) Documentos municipais do setor saúde e C) Documentos municipais do setor educação. No Bloco 2- Documentos de relatórios, foram catalogados os relatórios encontrados por meio do sistema SISAB. Os resultados e discussão dos dados serão expostos no formato de dois artigos, o primeiro intitulado: A intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: inferência da intersetorialidade nos documentos orientadores no processo de trabalho para execução do PSE; e o segundo intitulado: Interposição da intersetorialidade nas ações do Programa Saúde na Escola em Girau do Ponciano- AL. Avaliza- se, diante do estudo, que a intersetorialidade ainda é uma estratégia que encontra muitos desafios no processo de trabalho dos profissionais dos dois setores envolvidos (Saúde e Educação) assim como nos resultados das ações do PSE.