EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES
Educação Ambiental; Formação inicial; Ciências Biológicas; Currículo.
Diante do agravamento das crises socioambientais, a Educação Ambiental se faz como uma importante estratégia para a sensibilização perante a problemática atual, além de disseminar conhecimentos e ser capaz de transformar e produzir novas maneiras de ver e agir no mundo. Considerando a recorrente presença dessa temática na área de Ciências Biológicas e a relevância das pesquisas sobre currículo, o objetivo da dissertação é elaborar um panorama retratando as teses e dissertações que analisaram a Educação Ambiental nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em um recorte temporal de 2012 a 2022. Sendo assim, na compilação dos dados foi constatada a presença de 14 teses e dissertações que se enquadraram nos requisitos desta pesquisa. A análise das produções acadêmicas apresentou que a Educação Ambiental no currículo é tratada em segundo plano na formação, como: disciplinas reduzidas e, majoritariamente, optativas, pouca discussão e atividades referente às questões socioambientais e a ausência de uma perspectiva crítica. Os autores também propõem a ambientalização curricular como um caminho possível e benéfico para levar a Educação Ambiental para todos os setores da universidade, inclusive cursos de graduação. Além disso, foi constantemente referenciado que a interdisciplinaridade se configura como negligenciada dentro do espaço curricular da formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Diante do apresentado, percebe-se que o curso de licenciatura em Ciências Biológicas enfrenta conflitos e dificuldades para proporcionar uma prática formativa sensibilizada perante as questões ambientais. Destaca-se também como necessário a presença de discussões e mudanças curriculares nesse âmbito.