Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA KELVIA ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA KELVIA ALVES DE OLIVEIRA
DATA : 17/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Bioquímica 


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Baseada em Problemas; ensino de Bioquímica; Problemas; Avaliação. 


PÁGINAS: 79
RESUMO:

Este estudo analisa a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Bioquímica, com foco nas características dos problemas utilizados e nos recursos de avaliação descritos na literatura sobre esse tema. Apesar de a ABP se apresentar como uma metodologia promissora e amplamente estudada, a aplicação especificamente na Bioquímica ainda carece de análises mais aprofundadas. Para investigar esta lacuna, realizou-se uma Revisão Sistemática (RS) seguindo as etapas de Tranfield, Denyer e Smart (2003), buscando artigos científicos em duas bases de dados, Scopus e Education Resources Information Center (ERIC). Os resultados sugerem que os problemas motivadores na ABP para o ensino de Bioquímica frequentemente são “mal estruturados” e “complexos”, demandando habilidades avançadas de resolução, como iniciativa e autonomia, indo além da simples memorização de conteúdo. Além disso, verificou-se que problemas “específicos" em Bioquímica permitem que o estudante explore de forma mais detalhada os conceitos, enquanto problemas mais gerais podem ajudar a desenvolver outras habilidades essenciais, como gestão de tempo e proficiência digital. A análise dos artigos selecionados para a RS revela uma maior preocupação com a avaliação da metodologia ABP, em detrimento da avaliação dos conteúdos específicos de Bioquímica. Além disso, os questionários, especialmente aqueles com respostas em escala, emergem como o principal recurso de avaliação da aplicação da ABP nos estudos revisados. Em relação aos recursos avaliativos do conhecimento bioquímico, constatou-se a predominância do “Exame Final”, que se trata de provas mistas, questões discursivas, questões de terminologia, estudos de caso etc.; o que enriquece a análise das competências dos alunos. Também se percebeu uma carência de instrumentos que avaliem a perspectiva dos professores e tutores sobre a aplicação da ABP, sobre a predominância de estudos focados na satisfação discente. Portanto, quebrando alguns paradigmas que existem a respeito deste método muito utilizado (ABP), mas pouco referenciado dentro do ensino de Bioquímica, destaca-se neste trabalho a importância da abordagem do ensino de Bioquímica utilizando a metodologia ABP, uma abordagem que transcende a memorização e incentiva a autonomia dos estudantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1559554 - MIYUKI YAMASHITA
Interno(a) - ***.994.988-** - WELINGTON FRANCISCO - UNILA
Externo(a) à Instituição - JUDITE SCHERER WENZEL - UFFS
Notícia cadastrada em: 26/11/2024 21:39
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