CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPLEXIDADE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Educação ambiental. Concepções docentes. Análise de discurso. Pensamento complexo.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender os efeitos de sentido produzidos nos discursos de professores da rede pública municipal acerca da Educação Ambiental (EA), considerando seus percursos formativos. O estudo insere-se no contexto de uma educação marcada por desafios socioambientais e pela necessidade de superação de abordagens fragmentadas e reducionistas, que ainda predominam em muitas práticas pedagógicas. Como aporte teórico-metodológico, adota-se a Análise de Discurso (AD) de linha materialista francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux, Eni Orlandi e colaboradores, entendendo o discurso como efeito de sentido gerado na relação entre sujeitos que criam, leem e interpretam a obra (Orlandi, 2003). A investigação apoiou-se em entrevistas com professores em exercício e na análise discursiva de seus relatos, buscando compreender como as concepções docentes se constituem e se articulam ao pensamento complexo. Os resultados indicam a prevalência de uma concepção conservacionista e comportamental de EA, mas também a emergência de práticas mais reflexivas, críticas e integradas, em diálogo com a realidade escolar e social. Assim, a pesquisa contribui para evidenciar como os discursos docentes revelam tensões entre perspectivas tradicionais e críticas da EA, apontando para a importância de processos formativos que valorizem o diálogo, a complexidade e a transformação social.