REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE TAQUARANA-AL
Representações sociais; Inclusão escolar; Alunos com deficiência; Práticas pedagógicas; Formação docente.
As representações sociais desempenham um papel fundamental na construção da realidade social, influenciando a sociedade, bem como os educadores em suas atividades pedagógicas. No contexto da inclusão escolar de alunos com deficiência, é essencial compreender como os professores percebem suas práticas, para assim promover uma educação escolar mais inclusiva. Nesse sentido, a Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici, surge como uma base teórica importante para a análise desse estudo. Embora a inclusão escolar de alunos com deficiência tenha avançado com marcos legais como a Constituição de 1988, a LDB de 1996 e a Convenção da ONU, na prática, a implementação dessas leis tem enfrentado grandes desafios, especialmente devido à falta de formação adequada dos docentes, a ausência de políticas públicas e de investimentos que garantam as condições materiais mínimas para a consolidação dessas práticas. Diante desse cenário, essa pesquisa tem como objetivo analisar as representações sociais dos professores do ensino fundamental (anos finais) no município de Taquarana-AL sobre suas práticas pedagógicas inclusivas. Para isso, foi realizada uma abordagem qualitativa, de campo e com caráter descritivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da sala de aula regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Por fim, a análise dos dados seguirá a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Este estudo é fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, impactando na qualidade da educação para alunos com deficiência no município.