Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEMEIRE ROBERTA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSEMEIRE ROBERTA DE LIMA
DATA : 30/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet Virtual
TÍTULO:

ESTADO DA ARTE ACERCA DO PROCESSO DE DESCONTINUIDADE-CONTINUIDADE DA OPERAÇÃO DA DIVISÃO SOB A ÓTICA DA TEORIA DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO


PALAVRAS-CHAVES:

Estado da Arte, Processos de Aprendizagem, Divisão, Campos Conceituais


PÁGINAS: 121
RESUMO:

A presente pesquisa investigou a passagem da divisão em seu domínio dos números naturais para os números racionais para os anos iniciais de escolarização, partindo dos diferentes significados do resto. Para tanto, a fim de atender ao objetivo proposto, adotou-se a pesquisa denominada de revisão bibliográfica, natureza descritiva, do tipo Estado da Arte na perspectiva de Fiorentini (1994), bem como em Ferreira (2002) e em Romanowski e Ens (2006). Esta pesquisa buscou responder a seguinte questão: O que a produção acadêmica tem revelado acerca da aprendizagem do conceito de divisão para os anos iniciais de escolarização a partir dos pressupostos da Teoria dos Campos Conceituais? Debruçou-se com um olhar mais aprofundado sobre os termos da divisão – dividendo, divisor, quociente e resto – e suas respectivas relações para vislumbrar a introdução dos números racionais, partindo de aspectos conceituais e didáticos a fim de auxiliar o professor em sala de aula, buscando entender o porquê dos erros e das dificuldades em aprender os conteúdos matemáticos do campo multiplicativo, precisamente o da divisão. Fundamentou-se na Teoria dos Campos Conceituais, referenciando as contribuições acerca da Resolução de Problemas, bem como de estudiosos que apresentaram alternativas didáticas para a aprendizagem da divisão. O corpus documental foi organizado com base em artigos, dissertações e teses produzidas no contexto da Educação Matemática. Para a coleta de dados, utilizou-se as bases Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e em periódicos da área da Educação Matemática consolidados nacionalmente e internacionalmente, além de contemplar as produções citadas em revisões bibliográficas não localizadas por meio dos descritores utilizados. O marco temporal da investigação  será de 2012 a 2024, por envolver o período de defesa da dissertação e início da produção da tese.A sistematização dos dados ocorreu por meio do uso de fichamento em planilha Excel, além do registro em notas no software Zotero, quando foi possível a inserção na base, bem como por meio do software Mendeley, além de realizar a organização dos dados em quadros, tabelas, gráficos e nuvem de palavras. A análise dos dados adotada foram alguns pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011, 2016). A primeira análise contemplou os dados institucionais/horizontais e, a segunda, os dados de compreensão analítica/verticais por meio dos seguintes termos que constituíram o protocolo: título, instituição editora, autores das produções, objetivo, metodologia, resultados, pesquisadores vinculados a pós-graduação (quando for disponível na fonte coletada), formação dos autores, região de atuação dos docentes, conceitos de divisão explorados, referencial teórico adotado na pesquisa. A primeira análise contemplou os dados institucionais/horizontais e, a segunda, os dados de compreensão analítica/verticais por meio dos seguintes termos que constituíram o protocolo: título, instituição editora, autores das produções, objetivo, metodologia, resultados, pesquisadores vinculados a pós-graduação (quando for disponível na fonte coletada), formação dos autores, região de atuação dos docentes, conceitos de divisão explorados, referencial teórico adotado na pesquisa. No tocante às relações entre conceitos de de divisão e alternativas didáticas, tomamos como referência os seguintes autores: Vergnaud (1990, 1991, 2008, 2009), Moreira (2002), Polya (1995), Candau (2014), entre outros. Depreende-se que as dificuldades em aprender divisão nos anos iniciais do Ensino Fundamental originam-se de incompreensão desde o Sistema de Numeração Decimal e, até mesmo, por não ser levado em conta as notações das crianças como objeto de pesquisa para intervenções mais pontuais

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 1696115 - MERCEDES BETTA QUINTANO DE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - PATRÍCIA SANDALO PEREIRA
Externo(a) à Instituição - NATERCIA DE ANDRADE LOPES NETA - UNEAL
Notícia cadastrada em: 28/05/2025 12:32
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