PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CLIMÁTICA UTILIZANDOJOGOS CLIMÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Jogos Climáticos. Emergência Climática. Educação Ambiental Climática. Ações mitigatórias.
Esta pesquisa investiga como a Educação Ambiental Climática (EAC) pode ser promovida por meio dos jogos climáticos no ensino de Ciências. A utilização de jogos no contexto de ensino-aprendizagem, tem o potencial de abordar as questões climáticas e ambientais desde a formação inicial dos estudantes. Diante disso, a problemática deste estudo é: como os jogos climáticos, aplicados no ensino de Ciências, podem promover uma EAC? A hipótese deste estudo é de que os jogos climáticos, por aproximar o jogador dos problemas e tragédias climáticas a partir de um ambiente simulado, podem instigá-los a desenvolverem o senso de responsabilidade ambiental, aprenderem e desenvolverem ações mitigátórias que colabore para promoção do equilíbrio ambiental, transformando o conhecimento adquirido por meio dos jogos em ações replicadas ou aperfeiçoadas no contexto real. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar como os jogos climáticosBeecarbonize e Terra Nil, aplicados no ensino de Ciências, podem promover uma EAC desde os anos iniciais, modelo no qual colabore para garantia de um futuro próspero e igualitário a partir do desenvolvimento de ações mitigatórias que se apresentem como soluções viáveis para reversão de problemas climáticos já existentes e permitam a garantia do equilíbrio ambiental. A pesquisa é do tipo qualitativa com abordagem de estudo de casoenvolvendo professor responsável e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I do município de Água Branca–Alagoas, frequentantes do componente curricular de Ciências. O lócus da pesquisa foram as escolas que ofertam o 5º ano do Ensino Fundamental I em todo território do município. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionário e entrevista semi-estruturada. Os resultados revelaram o despertar do interesse por questões climáticas e ambientais por parte dos estudantes e um maior engajamento no desenvolvimento de problemas ambientais e climáticos já visualizados pelos estudantes na sua região.