TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE EGRESSOS DE UM
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO: EXPLORANDO A
RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADE E SABERES DOCENTES
Formação Docente. Identidade Profissional. Ensino de Ciências
e Matemática.
Esta tese analisa os impactos formativos do Programa de Pós-
Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
(PPGECIM/UFAL) na constituição da identidade docente de
seus egressos. A pesquisa parte do pressuposto de que os
saberes docentes são construídos na articulação entre
formação acadêmica, prática profissional e experiências
pessoais, e busca compreender como esses saberes são
mobilizados durante e após o mestrado profissional, além de
identificar projeções futuras e transformações na atuação
docente. A investigação adota uma abordagem qualitativa, com
base na análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas
realizadas com egressos do programa. A análise das
entrevistas revelou que o PPGECIM proporcionou aos
participantes o fortalecimento de uma identidade docente mais
autônoma, crítica e colaborativa, marcada pela autoria
pedagógica e pela ampliação das possibilidades de atuação
profissional. Os egressos relataram transformações
significativas em sua prática docente, com maior
intencionalidade no planejamento, protagonismo na formação
de colegas, e envolvimento em redes de colaboração. Também
emergiram desafios, como a sobrecarga de atividades no curso,
a necessidade de maior articulação entre teoria e prática, e
sugestões de melhorias no acompanhamento pós-formativo.
Apesar disso, os depoimentos revelam que o programa
contribuiu para a valorização da profissão docente, estimulando
o compromisso com a educação pública e com práticas
pedagógicas mais significativas, inclusivas e emancipadoras.
Conclui-se que o PPGECIM se configura como um espaço
formativo que ultrapassa os limites acadêmicos, promovendo a
ressignificação da docência e alimentando o desejo de
continuidade na formação e na produção de conhecimento.