ENGENHARIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE ELETRICIDADE COM USO DAS TDIC E RED
Aprendizagem; Eletricidade; Engenharia Didática; TDIC e RED
A presente pesquisa investigou a aplicação da Engenharia Didática (ED) e a Teoria das Situações Didáticas (TSD) no contexto da aprendizagem de conteúdos de Eletricidade, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Recursos Educacionais Digitais (RED) para otimizar o aprendizado dos estudantes no Componente Curricular Laboratório de Eletricidade (CCLE). Esta pesquisa buscou responder a seguinte questão: como a ED e a TSD, mediada por TDIC e RED, contribui para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos do CCLE? Nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral investigar a aplicação das TDIC e dos RED no processo de aprendizagem dos conteúdos do CCLE, no contexto da ED e os pressupostos da TSD, utilizando-os como metodologia e técnica de pesquisa. Para direcionar o trabalho, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: analisar as contribuições da ED e a TSD no contexto das TDIC e dos RED no processo de aprendizagem; investigar o envolvimento dos estudantes no desenvolvimento das sequências didáticas (SD) no âmbito da ED e a TSD; examinar a participação dos estudantes na fase de experimentação da ED e a TSD, abordando conteúdos do CCLE; e analisar a percepção dos estudantes sobre a utilização das TDIC e dos RED no
processo de aprendizagem do CCLE, sob a perspectiva da ED e a TSD. A pesquisa adotou abordagem metodológica mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, possibilitando uma análise mais abrangente do fenômeno estudado. A abordagem qualitativa aprofunda as experiências e perspectivas dos estudantes, enquanto a quantitativa permite a generalização dos resultados por meio de análises estatísticas. Este estudo baseou-se em análises e técnicas da ED, com ênfase em seu caráter experimental, tanto no ambiente de sala de aula quanto fora dele. O processo abrange a concepção, execução, observação e análise de sessões de aprendizagem fundamentadas em práticas didáticas e na aplicação de duas SD. Os dados obtidos comprovaram a evolução do desempenho dos estudantes. Para a análise desses dados, foram utilizados os pressupostos da ED e da TSD, aplicadas em duas turmas do primeiro ano do Curso Técnico em Eletrotécnica. Essa abordagem promoveu o protagonismo das turmas no processo formativo, evidenciado pelo interesse e engajamento demonstrados na utilização da metodologia mediada por artefatos tecnológicos. Foram aplicadas as fases da ED e da TSD, além da utilização de pré-testes, pós-testes e e-atividades como instrumentos avaliativos. A validação das hipóteses foi realizada por meio de procedimentos estatísticos, incluindo o cálculo da média, do desvio padrão e a aplicação do teste t de Student. Os resultados evidenciaram que a metodologia adotada, fundamentada na ED e na TSD, contribuiu significativamente para a aprendizagem dos conteúdos do
CCLE. Ademais, constatou-se um elevado nível de integração e participação ativa das turmas nas fases de formulação, validação e institucionalização dos conteúdos, o que promoveu maior compreensão e apropriação dos tópicos trabalhados ao longo da intervenção pedagógica.