APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA NO FEEDBACK DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA
Aprendizagem; tecnologias digitais; feedback; GeoGebra.
As tecnologias digitais da informação e comunicação, além de terem transformado o modo como a sociedade se comunica, relaciona e trabalha, têm trazido também várias perspectivas para a Educação. Diversos recursos digitais como jogos, softwares, applets, vídeos, podcasts, têm proporcionado novas maneiras de ensinar e aprender. Nessa gama de artefatos tecnológicos, alguns possuem um mecanismo de ajuda, o feedback, emitido de forma automática visando auxiliar o estudante em sua aprendizagem. Nesta perspectiva, surgiu o questionamento: quais as contribuições do feedback automático em atividades construídas com software GeoGebra, para a aprendizagem de Análise Combinatória (AC), à luz da Aprendizagem Significativa de Ausubel? Logo, partindo de uma motivação pessoal em buscar formas efetivas de melhorar/potencializar a aprendizagem de conteúdos matemáticos, acredita-se que o feedback automático contido em atividades desenvolvidas no software GeoGebra pode favorecer o autoaprendizado, gerando uma aprendizagem significativa segundo os preceitos da Teoria de Ausubel. Assim, esta pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, através de um estudo de caso com estudantes do Ensino Médio, objetiva analisar tais contribuições. Como coleta de dados foi estabelecida a aplicação de entrevistas semiestruturadas, analisadas segundo os pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo de Bardin. Dados preliminares, resultados de uma primeira entrevista com os participantes apontaram a interpretação de problemas de AC como a principal dificuldade, mais do que os cálculos em si, e expressaram sentimento de frustração ou desapontamento ao não conseguirem completar as atividades de forma independente. Observou-se também que o software GeoGebra é pouco conhecido ou utilizado de maneira autônoma, sendo empregado principalmente em sala de aula sob a orientação do professor. Além disso, a maioria destacou a falta de feedback durante o estudo em casa, o que evidencia a necessidade de validação ou orientação para confirmar a correção de seus exercícios.