HISTÓRIA, FILOSOFIA E RECONSTRUÇÕES RACIONAIS DIDÁTICAS: CONEXÕES CONCEITUAIS PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS MULTIDISCIPLINAR
Conexões Conceituais; Reconstruções Racionais Didáticas.;História e Filosofia da Ciência; Eratóstenes; Unificação de
Newton; Ensino de Ciências Multidisciplinar.
A presente tese tem como um de seus objetivos precípuos o de prover meios e subsídios para uma prática pedagógica que se constitua em um ensino de ciências genuinamente multidisciplinar em um cenário de ensino médio e/ou dos primeiros anos do ensino superior. Ao se eleger como procedimento a adoção do método das conexões conceituais em combinação com o método das reconstruções racionais didáticas, ambos ancorados na confluência Arte-Ciência-Filosofia, são suscitadas questões epistemológicas de variados teores e discutidas as suas repercussões em amplos domínios do pensamento. Como temas geradores para as articulações
que redundaram nas conexões conceituais e nas reconstruções racionais, bem como nas suas respectivas produções de significação e de ressignificação, foram escolhidos, espectivamente, o episódio da medida do raio da Terra por
Eratóstenes de Alexandria e o processo histórico complexo de formulação da teoria da gravitação universal de Newton. Entre os resultados mais relevantes que aqui podemos elencar, escolheríamos os seguintes: a produção de quatro artigos com potencial para subsidiar a discussão e a produção de significados em nível multidisciplinar e em variados níveis da educação; a não linearidade e alta complexidade do desenvolvimento científico enquanto aspecto central a ser considerado no processo de ensino; e a produção de UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS nterpretações e considerações autônomas por parte dosujeitos da educação. Argumentamos que a presente propost oferece amplas potencialidades para que a natureza da ciênciseja concebida enquanto genuína manifestação da cultura humana, bem como da própria educação científica sejconcebida enquanto prática pedagógica eminentementdialógica.