Banca de DEFESA: SAULO VERCOSA NICACIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAULO VERCOSA NICACIO
DATA : 18/11/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

LETRAMENTO CIENTÍFICO-DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE:
PRESENÇA E INFLUÊNCIA NO CONTEXTO DE LICENCIATURAS
EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DE ALAGOAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ciências Biológicas; cultura digital; currículo; formação de

professore; letramento científico.


PÁGINAS: 211
RESUMO:

Apesar da tecnologia sempre ter estado presente na educação
e na ciência, hoje se vive uma era tecnológica diferente, a era
da cultura digital. Ser professor nesse tempo tem se mostrado
bem mais complexo do que se podia imaginar. Pensar a
formação de professores de Ciências e Biologia para atuar em
um contexto social que carece do letramento científico-digital é
uma iniciativa relativamente recente, e que, portanto, necessita
de mais estudos e investigações. Esta pesquisa busca analisar
como o letramento científico-digital se apresenta e influencia a
formação docente nos cursos de Licenciatura em Ciências
Biológicas ofertados por instituições públicas do estado de
Alagoas. Fundamentada em uma abordagem qualitativa, de
caráter exploratório e interpretativo, a investigação é
desenvolvida em quatro etapas: uma revisão sistemática de
literatura, análise documental dos Projetos Pedagógicos de
Curso (PPC), estudo de caso da trajetória curricular do curso da
UFAL (Campus A. C. Simões) e entrevistas com discentes
concluintes. Os resultados revelam que, embora os PPC
apresentem avanços conceituais ao incorporar o letramento
científico-digital como diretriz formativa, sua efetivação no
currículo vivido ainda ocorre de forma pontual e fragmentada.
As análises indicam também que a formação docente é
marcada por lacunas na integração entre saberes científicos,
tecnológicos e pedagógicos, bem como pela ausência de 

transversalidade e sistematização de práticas voltadas à cultura
digital e ao uso crítico das tecnologias. As vozes discentes
destacam a relevância do tema e apontam para a necessidade
de um currículo mais coerente, integrado e sensível aos
desafios da docência contemporânea. A pesquisa conclui pela
urgência de reestruturação curricular que promova o letramento
científico-digital como eixo articulador da formação inicial de
professores, contribuindo para práticas pedagógicas mais
críticas, inovadoras e socialmente comprometidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 1696115 - MERCEDES BETTA QUINTANO DE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - Lucken Bueno Lucas
Externo(a) à Instituição - MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS - UFC
Notícia cadastrada em: 31/10/2025 11:47
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