EXPLORANDO AS RELAÇÕES ENTRE FUNÇÃO QUADRÁTICA E PROGRESSÃO ARITMÉTICA DE SEGUNDA ORDEM.
Sequências, preogressões aritméticas de ordem 2, função quadrática.
O estudo das sequências numéricas enfrenta desafios que impactam diretamente no desenvolvimento do raciocínio lógico atrelado à visualização de padrões. Os alunos são chamados a pensar e investigar formas de resolver problemas, deduzir fórmulas, generalizar e analisar propriedades. Neste trabalho, mostra-se uma relação entre a função quadrática e a progressão aritmética de ordem 2, motivada pela competência específica 5 de Matemática e suas tecnologias e habilidade EM13MAT501 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A dissertação tenta motivar o uso da progressão aritmética de ordem 2 no Ensino Médio em situações que envolvem a função quadrática por meio de observações de padrões e generalização de propriedades, trazendo uma outra alternativa para solucionar problemas desse conteúdo. Além disso, com esse trabalho, quer-se alcançar inspiração para que professores adotem essa metodologia na sala de aula.