Um estudo sobre o uso das demonstrações matemáticas na Educação Básica: Uma ferramenta para potencializar o ensino e a aprendizagem de Matemática
Demonstrações. Lógica Matemática. Ensino de Matemática.
Este trabalho discute a importância das demonstrações matemáticas e sua aplicação no ensino, destacando as demonstrações e a fundamentação Lógica que as estrutura como um fator de singularidade da Matemática enquanto ciência. Assim, é revisitado brevemente os fundamentos da Lógica Matemática necessários para a construção de uma demonstração, bem como são apresentadas algumas técnicas utilizadas afim de contextualizar a temática e oferecer suporte a professores, auxiliando-os a superar possíveis dificuldades relacionadas à construção e aplicação das demonstrações em suas aula. Entende-se que as demonstrações nas aulas de Matemática, além de promoverem o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de argumentação dos alunos, podem ainda ser um fator de motivação e maior compreensão dos conceitos estudados e até mesmo do que é fazer e pensar Matemática, para além de aplicações de fórmulas e de técnicas mecanizadas.