PROFMAT-ARAPI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL - ARAPIRACA CAMPUS ARAPIRACA Teléfono/Ramal: 82 3482-1858

Banca de DEFESA: MARIA TATIANNE DA SILVA LIRA

DISCENTE : MARIA TATIANNE DA SILVA LIRA
DATA : 20/06/2024
LOCAL: Arapiraca

A Tábua Magnética de Funções: Um Instrumento de Inclusão nas Aulas de Matemática

Deficiência visual; Inclusão; Função afim; Matemática.

Nos últimos anos, muito tem se falado em inclusão, no entanto o que se observa no âmbito escolar é que não são fornecidos instrumentos e condições que propiciem de fato a inclusão de pessoas com deficiência. Desta forma, observou-se a necessidade de refletir e desenvolver instrumentos que auxiliem os estudantes com deficiência visual na aprendizagem de matemática. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de obter um aprofundamento teórico sobre o tema, considerando documentos oficiais como a Constituição Federal (1988), a BNCC (2018) e a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (2015), assim como pesquisadores da área, como Franzin (2021), Brandão (2010), Landin, Maia & Sousa (2023), entre outros. Após isto, tendo em vista a necessidade que os alunos com deficiência visual apresentam na compreensão do gráfico da função afim, foi desenvolvida Tábua Magnética de Funções, kit pensado com o intuito de auxiliá-los no processo de aprendizagem desse objeto de estudo, através do qual os estudantes poderão compreender o comportamento do gráfico das funções à medida que são modificados seus coeficientes. É de suma importância que profissionais da educação se mobilizem para o desenvolvimento de metodologias que incentivem seus estudantes e que os façam sentir acolhidos e capazes. E, portanto, é urgente que as políticas de inclusão visem de fato o respeito à dignidade e forneçam as condições necessárias para que todos os estudantes tenham seu direito à educação de qualidade respeitado.

Interno(a) - 2621229 - JOSE DA SILVA BARROS
Externo(a) à Instituição - MIRIAM DA SILVA PEREIRA - UFPB
Presidente - 1824484 - MORENO PEREIRA BONUTTI
Notícia cadastrada em: 14/06/2024 17:27