PROFMAT-ARAPI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL - ARAPIRACA CAMPUS ARAPIRACA Téléphone/Extension: 82 3482-1858

Banca de DEFESA: TALES TOMÉ DE SOUSA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TALES TOMÉ DE SOUSA SANTOS
DATA : 26/02/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Campus Arapiraca
TÍTULO:
A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) NO SAEB: IMPACTOS
PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PALAVRAS-CHAVES:
Teoria de Resposta ao Item. Avaliação Externa. SAEB.
Ensino de Matemática.

PÁGINAS: 96
RESUMO:
A avaliação na Educação Básica é essencial para medir o
progresso e identificar deficiências no processo educativo. Com o
desafio de melhorar a justiça e a precisão, a Teoria de Resposta ao
Item (TRI) tem sido apontada como uma solução inovadora, diferindo dos
métodos tradicionais por considerar a habilidade do aluno além do
número de respostas corretas. Contudo, a implementação da TRI enfrenta
desafios, principalmente pela necessidade de formação específica dos
professores. O trabalho focou no desenvolvimento de uma sequência
didática que capacite professores da Educação Básica a aplicar a TRI
de forma efetiva. Este objetivo vai ao encontro da demanda por
avaliações que respeitem a individualidade dos alunos, contribuindo
para um ensino mais inclusivo. Dessa forma, o trabalho construiu um
alicerce para a capacitação de professores da Educação Básica na
aplicação eficiente da TRI. O objetivo geral do estudo foi desenvolver
uma sequência didática que capacite professores da Educação Básica, 9º
ano, a aplicar a TRI em suas práticas avaliativas. Dentro deste
escopo, o trabalho buscou atingir objetivos específicos, que se
entrelaçam e se complementam. Assim, o problema central da pesquisa é:
“Quais são os impactos pedagógicos de uma sequência didática
específica na capacitação de professores da Educação Básica, 9º ano,
para a aplicação eficaz da Teoria de Resposta ao Item (TRI)?”. A
metodologia do trabalho incluiu a pesquisa-ação e a qualitativa, com
coleta de dados através de questionários e a análise baseada em uma
amostra de professores selecionados. O desenvolvimento da Sequência
Didática está detalhado no apêndice A, onde estão apresentados os
conteúdos dos módulos, atividades práticas e recursos de aprendizagem,
acompanhados de exemplos de aplicação prática. O trabalho visou
superar as limitações das avaliações tradicionais e contribuir para a
equidade e qualidade do ensino na Educação Básica brasileira
melhorando a qualificação dos educadores. O trabalho se destinou a
área educacional, oferecendo uma abordagem concreta e contextualizada
para a implementação da TRI na realidade dos educadores e discentes
brasileiros. Em suma, este estudo atingiu seus objetivos específicos
ao fornecer diretrizes práticas e ferramentas concretas para a
implementação da TRI no contexto da Educação Básica. A capacitação dos
professores demonstrou ser um fator crucial para a superação das
limitações das avaliações tradicionais, promovendo um ensino mais
justo e sensível às características individuais dos alunos. Espera-se
que os achados deste estudo incentivem a adoção de políticas
educacionais que apoiem a formação contínua dos professores e a
inovação nas práticas avaliativas, contribuindo para uma educação de
qualidade e equitativa para todos.

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ILVANETE DOS SANTOS DE SOUZA - UFBA
Presidente - 2621229 - JOSE DA SILVA BARROS
Interno(a) - 1824484 - MORENO PEREIRA BONUTTI
Externo(a) à Instituição - SIMONE SILVA DA FONSECA - UNEAL
Notícia cadastrada em: 19/02/2025 12:01
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