Banca de DEFESA: ARTHUR DOUGLAS DA SILVA GONCALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTHUR DOUGLAS DA SILVA GONCALVES
DATA : 05/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 1 do IEFE/UFAL e sala de videoconferência
TÍTULO:

O ensino do esporte por meio da metodologia Sport Education em uma escola de tempo integral em Alagoas


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura esportiva; Pedagogia do esporte; Educação Física escolar


PÁGINAS: 92
RESUMO:

O esporte na Educação Física escolar é considerado um dos conteúdos da cultura corporal do movimento, em conjunto com as demais práticas. Este estudo teve como objetivo compreender como a metodologia da educação esportiva contribui para a ampliação/modificação da cultura esportiva local de estudantes no contexto da Educação Física em uma escola de tempo integral. A pesquisa foi do tipo qualitativa, utilizando a metodologia participativa pesquisa-ação. Participaram do estudo trinta e três estudantes, matriculados/as em uma turma de nono ano da escola estadual Aurino Maciel, que faz parte do Programa Alagoano de educação em tempo integral. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram a observação, por meio de diário de campo do professor/pesquisador, imagens e vídeos realizados pelos próprios alunos/as envolvidos/as e o grupo focal. Para analisar os dados extraídos foi realizada uma análise de conteúdo com as seguintes fases: organização e leitura dos documentos seguida de organização e visualização detalhada das imagens e vídeos produzidos pelos estudantes, bem como, dos diários e transcrição dos áudios, após, foi realizada a codificação desses dados por meio da identificação de palavras, ideias e comportamentos hegemônicos, criando assim unidades de contexto, que posteriormente foram transformados em categorias de análise. Estas, foram selecionadas de acordo com os princípios do sport education: entusiasmo, literacia e competência. As limitações para implementação da metodologia da educação esportiva na escola também foi uma das categorias analisadas. Os principais resultados da investigação demonstraram que é possível uma adaptação da metodologia sport education para a realidade das aulas de oferta eletiva de Educação Física. A proposta desenvolveu a valorização da participação, além de ser importante para a ampliação da cultura esportiva e para inclusão dos estudantes com deficiência, porém, a quantidade de intervenções/aulas foi insuficiente para o desenvolvimento da competência, que diz respeito ao domínio das habilidades e comportamento tático para o jogo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - LARISSA RAFAELA GALATTI - UNICAMP
Presidente - 1040637 - SILVAN MENEZES DOS SANTOS
Interno(a) - 1123900 - SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
Notícia cadastrada em: 27/05/2025 21:37
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 16/07/2025 16:40