Banca de DEFESA: JOSE SAMUEL FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE SAMUEL FERREIRA
DATA : 18/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Videoconferência
TÍTULO:

Processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar numa Escola Estadual de Alagoas


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física Escolar. Processo inclusivo. Prática docente. Alunos da Educação Especial. Condições materiais.


PÁGINAS: 93
RESUMO:

O processo de inclusão nas aulas de Educação Física apresenta aspectos contraditórios, de avanços e de limitações, que necessitam serem superadas. O objetivo desta dissertação é analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar numa escola pública estadual de Alagoas, considerando as condições materiais e a prática dos professores. A partir destes resultados, são propostos materiais educacionais que apoiem o trabalho do docente em uma perspectiva inclusiva. A pesquisa qualitativa foi utilizada e o público foram os professores de Educação Física da escola pesquisada. Foi empregue como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e para análise dos dados, análise temática, com dois temas relacionadas às aulas de Educação Física: 1) as condições materiais para o trabalho docente na perspectiva da inclusão dos alunos do PAEE; e 2) a prática docente na perspectiva da inclusão. Os resultados e as discussões apontam para as precárias condições materiais para o processo inclusivo devido à ausência e/ou insuficiência dos recursos didáticos e estrutura que põem em risco à saúde dos alunos. Complementarmente, a prática docente é atravessada pelas dificuldades para incluir os alunos devido a necessidade de formação continuada, do trabalho colaborativo com os demais profissionais da instituição, do número de alunos e da falta de tempo para o planejamento. Neste contexto desafiante, foi identificado como elemento de avanço a busca pela inclusão manifestada no planejamento, nas estratégias de ensino adotadas e no posicionamento acerca da participação discente nas aulas. Com base na pesquisa, foi elaborado um produto educacional sobre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como proposta de subsídio para o trabalho dos professores da área. São necessárias condições para a efetivação para o processo inclusivo como formações para professores, recursos adequados e suficientes, infraestrutura segura, parte das políticas públicas. Que mais investigações possam apontar as condições sobre engajamento docente na inclusão e a propostas curriculares para o avanço para o processo inclusivo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - DAVID DOS SANTOS CALHEIROS - UNCISAL
Presidente - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Interno(a) - 1123900 - SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
Notícia cadastrada em: 09/07/2025 10:11
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