O ensino da Educação Física: Significados da infraestrutura escolar para as práticas corporais
Infraestrutura escolar; Educação Física; Quadra esportiva; Ensino-aprendizagem; Pesquisa qualitativa
A infraestrutura escolar é apresentada como um elemento essencial para o desenvolvimento pleno do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Física. Segundo Albuquerque e Del Masso (2020) a falta de espaços adequados, como quadras esportivas, impacta diretamente em diferentes problemáticas do processo de ensino como: a qualidade das aulas, limitação da experimentação das práticas corporais, comprometimento do desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional dos estudantes, motivação dos alunos, planejamento docente e na dinâmica da escola como um todo, dificultando a realização de projetos pedagógicos e atividades culturais. A elaboração deste estudo, justificasse pela necessidade de compreensão do fenômeno da construção de uma quadra para a própria comunidade escolar e devido a lacuna nos estudos sobre infraestrutura voltada ao ensino das práticas corporais, principalmente em escolas integrais de Alagoas. O estudo tem como objetivo, compreender qual o significado da construção de uma quadra para às práticas corporais e o cotidiano de uma escola do município de Maceió (AL) na perspectiva da equipe gestora, dos professores e dos alunos. A metodologia do estudo é fundamentada em uma abordagem qualitativa e descritiva, que busca compreender diferentes significados sobre as possibilidades do uso da quadra e seus impactos na rotina escolar, valorizando as experiências e percepções dos sujeitos envolvidos. Os participantes desta pesquisa serão divididos em três grupos: 1) Grupo da gestão escolar, 2) Grupo dos Professores, e, 3) Grupo dos Alunos. Onde o Grupo 1 e 2 serão submetidos a entrevistas semiestruturadas e o Grupo 3 a um questionário de questões abertas. Após a coleta, tanto os conteúdos gravados nas entrevistas, quanto as respostas dos questionários, serão transcritos para realização da análise do conteúdo proposto por Bardin (2011). A pesquisa será desenvolvida somente depois de aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Universidade Federal de Alagoas.