A cultura do “jogar bola” na perspectiva das crianças do 6º Ano: subsídios para o planejamento do professor de Educação Física
Futebol; Educação Física escolar; Ensino; Antropologia da infância
A docência na atualidade transformou-se em uma profissão desafiadora e repleta de complexidades, sobretudo, devido à dinâmica social contemporânea, fundamentada pela fragilidade ou ausência de vínculos ou relações interpessoais dos estudantes – seja na família, no trabalho, na comunidade ou até mesmo na escola - e pelo tecnoestresse1 . No contexto da escola pública, esse desafio torna-se ainda mais evidente diante das condições estruturais e sociais enfrentadas diariamente pelos educadores, que lidam com a diversidade, a desigualdade e a busca por proporcionar educação de qualidade em meio a realidades adversas. No dia a dia, nossos alunos são impactados por inúmeras transformações físicas e comportamentais e toda essa dinâmica social, somada à quantidade e velocidade com que eles recebem e processam informações, acaba contribuindo diretamente com a construção intelecto-social dele e o planejamento de ensino do professor na escola.