Mídias e Educação Física Escolar: caminhos para o ensino aprendizagem da dimensão crítica da mídia-educação
Formação crítica; educação midiática; Educação Física; Comunicação; Mídias.
A dificuldade das pessoas com a influência da mídia no cotidiano é uma realidade, entre as quais estão inclusos estudantes no contexto escolar, não sendo diferente nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Esta é uma situação-limite identificada no ambiente educacional onde atuo. Exemplo desta problemática, especialmente até o ano de 2024, eram estudantes conectados a smartphones durante as aulas de forma excessiva. Conectavam-se atraídos por diferentes formas de entretenimento, jogos eletrônicos, redes sociais, transmissões esportivas, entre outras interações. Assim sendo, verificamos em Lopes e Freire (2023), de forma geral, que a mídia-educação na Educação Física Escolar traz consigo uma série de benefícios significativos, tanto referente ao aspecto acadêmico quanto ao desenvolvimento pessoal e social dos estudantes, permitindo que os discentes aprendam de forma contextualizada, relacionando os conceitos teóricos com experiências práticas, promovendo a alfabetização midiática, capacitando-os a se tornarem consumidores de mídia, aprendendo a analisar, questionar, identificar formas de manipulação e representações estereotipadas da mídia.