Mídias e Educação Física Escolar: caminhos para o ensino aprendizagem da dimensão crítica da mídia-educação
Mídias. Mídia-educação. Formação crítica. Educação Física Escolar. Ensino Médio.
Este estudo surge das situações-limite vivenciadas por estudantes no uso das mídias, que estão interferindo nas aulas de Educação Física Escolar. Para esses desafios, identificam-se contribuições dos estudos da mídia-educação na sua abordagem crítica, todavia, ainda é limitada a utilização da dimensão crítica no campo científico e no campo de intervenção social da Educação Física na escola (Bianchi, Moraes; Filho, 2023). Por isso, o objetivo desta pesquisa é compreender possibilidades para o ensino-aprendizagem da dimensão crítica da mídia-educação na Educação Física Escolar. Como Recurso Educacional, a princípio buscaremos construir uma cartilha por meio do desenvolvimento de sentidos pedagógicos sobre o aspecto crítico da mídia-educação para Educação Física Escolar. A metodologia será de natureza qualitativa, de caráter descritiva e exploratória. Parte da pesquisa será realizada no município de Cajueiro-AL, na escola estadual de Ensino Médio, Professora Inaura Casado Costa. Os participantes da pesquisa serão quatorze estudantes, entre quatorze e dezesseis anos, das 2ª séries do turno matutino e vespertino do Ensino Médio e três pesquisadores do campo da mídia-educação. Na coleta de dados, serão utilizadas entrevistas, grupo focal, observação e diário de campo. A análise dos dados será guiada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016).