Um modelo de tomada de decisão para a escolha de conteúdo e ensino de conceitos e princípios da Análise do Comportamento para alunos de graduação
A ABA é uma ciência que envolve pesquisas aplicadas, usando princípios e procedimentos da Análise do Comportamento, não sendo diferente da pesquisa básica por seus métodos ou objeto de estudo (o comportamento), e sim, por sua relevância imediata para a(s) pessoa(s) participantes das pesquisas. Sem conhecer a ABA enquanto ciência, fundamentada em princípios teóricos e procedimentos de registro e análise rigorosos, qualquer profissional dizendo que a utiliza em sua prática vê a ABA como uma cartola mágica da qual truques podem ser retirados para mudar o comportamento de determinadas crianças, mas de outras não. Dada a necessidade de se formar profissional competentes em ABA, o objetivo do presente projeto foi analisar os efeitos de um programa de modelo de tomada de decisão (MTD) sobre a escolha de conteúdo, o sequenciamento de objetivos, a seleção dos critérios de aprendizagem e dos procedimentos de ensino para ensino de conceitos e princípios básicos de análise do comportamento. Além disso, a partir da avaliação dos experts, serão avaliados os efeitos de procedimentos delineados e implementados a partir do MTD acima sobre o desempenho de alunos de graduação em tarefas envolvendo conceitos e princípios básicos da Análise do Comportamento.
Análise do comportamento aplicada, estudantes de graduação, ensino online, modelo de tomada de decisão