ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS NO ENSINO ONLINE EMERGENCIAL EM AULAS DE MATEMÁTICA FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19
Educação Básica. Ensino da Matemática. Ensino Online Emergencial. Estratégias Didáticas. Formação de Professores.
A pandemia da Covid-19 afetou a todos os setores da sociedade em diferentes países, independentemente de suas riquezas ou regime político. Na educação, em virtude do isolamento social e fechamento das unidades escolares por tempo indeterminado, foi delegado às famílias a função de mediar o conhecimento para seus filhos em parceria com uma escola bem distante do que concebíamos até então. Já os professores, tiveram que revisitar suas práticas pedagógicas, “reaprendendo a ensinar”, motivados sobretudo pelos objetivos de alcançar, engajar e manter o maior número possível de alunos em suas aulas online. O estudo visa responder a seguinte problemática: quais estratégias didáticas mediadas pelas TDIC foram usadas pelos professores no EOE em aulas de Matemática para turmas do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Educação de Alagoas? E quais fatores contribuíram para o desenvolvimento dessas estratégias? A investigação tem como lócus unidades escolares da
Rede Pública Estadual de Alagoas, cujo o trabalho ocorreu de acordo com o Regime Especial de Atividades Escolares Não-Presenciais (REAENP), determinado na Portaria /SEDUC no 4.904/2020 que normatizou as atividades pedagógicas da rede ao longo do período de isolamento social. A pesquisa revela como as TDIC foram utilizadas para mediar os processos de ensino e de aprendizagem para alunos que estavam prestes a sair da Educação Básica, e enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e/ou o mercado de trabalho, sendo
necessário o domínio de habilidades que os permitam lograr êxito em suas escolhas – sejam elas acadêmicas e/ou profissionais. Os resultados trazem estratégias pedagógicas inovadoras e eficazes para um contexto do ensino online e/ou híbrido. Quando o professor melhora sua forma de ensinar, também concorre para a melhoria do aprendizado do aluno, aumentando as expectativas e perspectivas de desenvolvimento humano. Cidadãos competentes são capazes de intervir na realidade a qual estão inseridos, o que a médio e a longo prazo impacta nos setores social e econômico do estado e até mesmo do país. Os resultados poderão ser referenciais para
futuras pesquisas sobre estratégias didáticas que podem ser desenvolvidas, aprimoradas ou banidas em um contexto de ensino online mesmo após a pandemia do coronavírus.