USO DE JOGOS DIGITAIS E ENSINO DE LEITURA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO
Alfabetização; Autismo; Formação de professores; Jogos Digitais; Habilidades de Leitura
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado pelo DSM-V (2014) como um conjunto de dificuldades de comunicação e interação social, além de comportamentos disruptivos e interesses restritos. Recentemente, o número de alunos com Autismo matriculados na rede de ensino tem crescido de forma exponencial em todo o país. No entanto, ainda há uma carência de professores com formação adequada para identificar metodologias ativas que incluíram a inclusão de novas formas de ensinar habilidades de leitura e alfabetização aos estudantes autistas por meio de jogos digitais. É importante levar em consideração abordagens das tecnologias digitais que buscam promover a inclusão dos alunos na sala de aula. O objetivo deste trabalho é investigar se um treinamento para professores seria eficaz na seleção e aplicação de jogos com a finalidade de promover a alfabetização e estimular habilidades de leitura. Para isso, serão realizados dois estudos. O primeiro estudo consistiu em uma revisão sistemática da literatura sobre as contribuições dos jogos digitais para a alfabetização e o estímulo das habilidades de leitura em pessoas com Autismo. Foram encontrados sete estudos que provocaram uma eficácia significativa no uso de jogos digitais para alfabetização e desenvolvimento da leitura, além de outras áreas secundárias de desenvolvimento. O segundo estudo consiste em avaliar a efetividade de um programa de ensino online para professores baseado em vídeo-instrução e feedback. Até o momento, foi iniciada a construção do roteiro dos vídeos que serão apresentados no curso.