CONCEITO DE FORMAÇÃO HUMANA: DISCUSSÃO FENOMENOLÓGICA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE FILOSOFIA
Fenomenologia, Formação Docente, Ensino de Filosofia
sta pesquisa de cunho qualitativo na perspectiva fenomenológica tem como temática o conceito de formação humana e a sua compreensão no processo da formação docente e do ensino de filosofia enquanto um desafio na contemporaneidade a ser aprofundado e superado nos seus limites teóricos e práticos nos espaços de formação acadêmica, a saber, nas universidades públicas e, os seus respectivos reflexos nas escolas públicas do Ensino Médio. O objetivo principal consiste em compreender através da perspectiva fenomenológica de Edith Stein e Hannah Arendt o processo de formação docente e do ensino de filosofia buscando perceber o modo como se constitui a formação emancipatória dos sujeitos que estão inseridos no contexto da formação inicial do ensino de filosofia na educação superior e básica da esfera pública. A interrogação que norteia a pesquisa em curso é a seguinte: Como é possível fazer uma investigação de cunho fenomenológico sobre conceito de formação humana à luz da perspectiva filosófica de Edith Stein e Hannah Arendt e, considerá-la como um novo olhar para a discussão filosófica e pedagógica da estruturação da formação docente e do ensino de filosofia enquanto um caminho viável para se compreender a formação emancipatória dos sujeitos que se encontram inseridos nos espaços institucionalizados do saber filosófico no contexto atual da educação pública brasileira? O processo metodológico escolhido foi o fenomenológico que ocorre mediante três etapas: na primeira, se faz uma descrição da experiência consciente de cada sujeito da pesquisa dos sentidos e significados da formação humana no processo da sua formação docente; na segunda, se faz uma reflexão intuitiva com o objetivo de atingir a sua intencionalidade e, na terceira, se realiza um trabalho interpretativo hermenêutico com o objetivo de compreender esses sentidos e significados apontados na descrição. O procedimento de coleta de dados escolhido foi à entrevista fenomenológica com perguntas semiestruturadas, pois é condizente com a natureza do fenômeno investigado e o método escolhido, porque possibilita a experiência da liberdade total dos entrevistados no ato de expressar suas vivências mediantes as suas opiniões, sentimentos e pensamentos e, como isso, favorece a apreensão dos sentidos significados do fenômeno da pesquisa. Quanto aos procedimentos técnicos estão sendo vivenciados dois tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A análise de dados aplicada foi a Análise Textual Discursiva que consiste numa metodologia de análise de dados e informação qualitativa que tem como pretensão produzir compreensões inovadoras sobre o fenômeno e o discurso investigados no decorrer da pesquisa.