POLÍTICA ESTUDANTIL DA UFAL
PERCURSO, CENÁRIO E CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA
Palavras-chave: Permanência. Política Estudantil. Ufal.
Esta dissertação tem como objetivo compreender a política estudantil da Ufal, no que se refere a permanência no Ensino Superior. Os estudos sobre permanência de estudantes da classe popular vêm se ampliando no cenário nacional, e contando desde o início com a participação efetiva do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja), que se caracteriza como o precursor dos estudos sobre a temática no estado de Alagoas. É a partir da trilha dos trabalhos nacionais, somados aos contributos da produção do grupo e de suas ramificações que nos fez adentrar por esta temática traçando um panorama da importância da discussão acerca da noção de permanência e seus sentidos. Enquanto órgão legitimador e indutor de ações dessa natureza, a Pró-Reitoria Estudantil da Ufal configura-se como locus deste estudo e, tendo em vista o princípio que regem tais instituições, que é o de garantir aos que acessam, a possibilidade de conclusão, partimos da seguinte problematização: Que estratégias a Política Estudantil no âmbito da Ufal utiliza visando a permanência dos sujeitos estudantes? A pesquisa é de caráter qualitativo, com procedimentos metodológicos realizados a partir de estudo bibliográfico e a análise das informações coletadas em documentos oficiais nacional e no âmbito da Ufal. O processo que estamos vivenciando, nesta pesquisa vem nos fazendo refletir sobre às diversas dimensões que constituem as políticas de democratização que visam a permanência dos sujeitos na universidade, por meio da Política Estudantil, destinada aos alunos “vulneráveis” socioeconomicamente, e desse modo, os recursos materiais existente para a garantia mínima de condições para permanência e conclusão da graduação.
Palavras-chave: Permanência. Política Estudantil. Ufal.