CONVERSAS DISCENTES NO WHATSAPP: APRENDER MATEMÁTICA EM TEMPOS DE COVID-19
WhatsApp; TDIC; Covid-19; Anos Finais; Educação Matemática.
Esta dissertação versa sobre a experiência docente durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto de distanciamento social, em consequência da pandemia da Covid-19. Para tanto, este estudo tem como objetivo geral analisar como as conversas discentes realizadas no WhatsApp podem contribuir para aprender Matemática num grupo de alunos do 7º ano do ensino fundamental 2. Especificamente, buscou-se identificar como os alunos expressam a linguagem matemática no WhatsApp; verificar como o WhatsApp contribui para o processo de aprendizagem em Matemática com base nas narrativas dos alunos em atividades desenvolvidas no aplicativo e compreender as estratégias dos discentes para estudar Matemática em tempos de Covid-19. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se numa abordagem qualitativa, do tipo netnográfica, como caminho de investigação entre os sujeitos envolvidos por meio da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Para compor nosso corpus, os dados foram gerados num grupo de WhatsApp com a realização de entrevistas semiestruturadas online para os alunos, observação participante e diário de campo. Para o universo da pesquisa participaram 15 alunos do 7º ano do ensino fundamental 2, com idade de 12 e 13 anos, os quais são alunos de uma escola da rede privada da capital alagoana. Dessa maneira, a pesquisa indica que podemos afirmar que o WhatsApp contribuiu para o aprendizado de Matemática, proporcionando uma extensão da sala de aula presencial e colaboração entre os estudantes, além de tornar-se um ambiente em rede mais dinâmico e atrativo, auxiliando cada sujeito para estudar Matemática.