VOCATIONAL EDUCATION, CLASS EDUCATION AND INEQUALITIES: an analysis of the IFPE contribution
State, Professional Education, Social Class, Inequality
Esta pesquisa objetiva analisar a influência da Educação Profissional-EP do Instituto Federal de Pernambuco-IFPE na redução da desigualdade educacional e social, especificamente o curso de segurança no trabalho. Nesse sentido, pretende contribuir com o debate teórico desenvolvido na área de Gestão e Avaliação Educacional incorporando elementos teóricos da EP a partir da organização que nasce dentro do aparelho de Estado. O quadro teórico se constitui da reflexão sobre trabalho, desigualdade de classe e o papel do Estado para a sua redução por meio da oferta da EP. A metodologia que orienta o estudo busca entender tais categorias e conceitos na realidade da Zona da Mata enquanto contexto sobre o qual se estruturam pessoas, conhecimentos e classes articulada ao Método Dialético. Razão pela qual sugere-se o Inventário e a Observação Participante para verificar os contextos e elaborar a resposta para o problema colocado: como a política de educação profissional do IFPE influencia na redução da desigualdade de classes, no período de 2013 a 2018? Apoiando-se em autores consagrados pelo uso do referido método tais como Demo (1994), Frigotto (2012), Leite (2017), Manfredi (2002), Saviani (2013), Poulantzas (1981) e Gramsci (1986) buscamos a compreensão da totalidade das relações sociais particularizando o papel do Estado na formação de uma classe, redução das desigualdades educacionais e sociais. Tanto pela criação da Escola e do emprego qualificado com salário, como também pela intervenção que recupera uma condição de classe ampliando os arranjos produtivos locais.